Vender online não é fácil

Vender online marketing digital
por

Mesmo que na internet seus clientes estejam apenas a um clique de distância, simplesmente os impactar não é o suficiente. Clientes potenciais são bombardeados por milhares de mensagens publicitárias diariamente. A competição por atenção é intensa, e estas pessoas são mais experientes do que 5, 10, ou 20 anos atrás. Se você deseja melhorar suas vendas, deve se conectar com seus clientes de formas novas, capturar seu interesse, oferecer-lhes controle sobre o relacionamento que têm com você e gentilmente os guiar até uma conversão.

Cada transação de venda é formada por dois processos: um de compra e outro de venda. No processo de compra, o cliente percebe que necessita ou deseja um produto específico, identifica e avalia as diferentes opções disponíveis e, finalmente, faz uma compra. O processo de venda é o outro lado da moeda. Nele, o executivo de vendas deve estabelecer um entendimento com o comprador, qualificar as necessidades que ele tem, demonstrar como seu produto atende a estas necessidades, lidar com as dúvidas do comprador e, finalmente, finalizar a venda.

Ainda que a internet tenha revolucionado a comunicação entre compradores e vendedores, os processos de compra e venda não mudaram tanto assim. A internet oferece aos compradores mais informações e torna diferentes produtos e varejistas mais acessíveis. Vendedores, evidentemente, têm novas formas de atingir compradores potenciais.

Os vários estágios do processo de venda representam um funil no qual muitos compradores potenciais entram de um lado e poucos compradores de fato saem do outro. Conforme, compradores potenciais atravessam o funil d vendas, muitos sairão em estágios diferentes e por motivos diversos. Os pontos de saída representam “furos” no funil de vendas. A otimização dele concentra-se em tapar estes furos.

A vantagem da internet é que ela permite monitorar estes passos do comprador e nos permite avaliar o resultado de cada etapa do processo, desde a divulgação até a venda., fato esse que é improvável no meio offline.

Vender online não é fácil, mas temos maior controle do que acontece em cada etapa do processo.

Fonte: Otimização da conversão (Khalid Saleh & Ayat Shukairy)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *