Plataforma de blog gratuito: usar ou não?

desvantagens do blog gratuito
por

3 razões para não utilizar um serviço de blog gratuito para hospedar o seu blog

A nossa primeira sugestão para quem resolveu iniciar um blog é:não use um endereço (URL) gratuito. Sites como o UOL, WordPress, Blogger e outros têm ofertas de serviços gratuitos bastante atrativas, além de serem serviços simples de configurar e começar a usar. No entanto, não são a melhor opção para você começar o blog da sua empresa. Apresentamos três motivos para isso:

  • O primeiro motivo é que você quer ter o controle total sobre o que acontece dentro de sua empresa. E isso se estende ao website dela. Quando você usa um domínio gratuito, fica restrito a utilizar sempre aquela mesma plataforma, tornando-se limitado ao que é oferecido por ela. Qualquer modificação que você queira fazer ou nova tecnologia que queira implantar podem ficar inviáveis.
  • O segundo motivo é a imposição da marca. Você aceita que uma gráfica coloque o logotipo dela em seu cartão de visita? Então por que você deve aceitar que outras marcas entrem no endereço de seu blog? Além disso, um endereço gratuito transmite uma imagem amadora, que pode prejudicar um pouco a credibilidade do blog.
  • O terceiro, e mais importante, é que optando por um endereço gratuito, o site da sua empresa não recebe um dos principais benefícios proporcionados por um blog: se posicionar melhor no Google para as palavras-chave importantes no seu negócio. Quando procurarem pelos termos relacionados ao seu blog, o domínio da sua empresa não vai aparecer, já que o seu blog será apenas um subdomínio dentro do serviço gratuito que você estará utilizando (ex. http://suaempresa.blog.uol.com.br).
    Assim, todos os links externos que seu blog receber darão autoridade para o esse outro serviço, e não para o site da sua própria empresa. Mais do que isso, se você depois decidir mudar o blog para uma plataforma própria, o blog perderá toda a autoridade conquistada com o Google ao longo do tempo.

Explicaremos sobre técnicas de otimização para sistemas de busca (SEO) em posts futuros, mas já adiantamos que isso não é nada bom.

O endereço ideal é um subdomínio ou subpasta do domínio da sua empresa. Pode ser “blog.suaempresa.com.br” ou “www.suaempresa.com.br/blog”.  A diferença entre eles é pequena e explicaremos melhor em posts futuros. Esse formato, além de proporcionar ganhos em SEO para a empresa, deixa implícito que o blog é uma parte do site e que há uma empresa por trás dele.

Vimos, portanto, que o importante é que seu blog seja parte domínio da empresa. Assim, todos os seus esforços em produzir um conteúdo interessante vão fazer com que o Google dê para o seu site o devido crédito.  Muitos serviços de hospedagem permitem a você ter um blog gratuito no seu próprio domínio. A instalação básica é simples, ma consulte-nos para otimizar e configurar adequadamente.

Fonte: Resultados Digitais


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *