Por que eu devo minificar os arquivos CSS e JS do meu site?

Por que eu devo minificar os arquivos CSS e JS do meu site?
por

A minificação de assets (JS, CSS) permite remover todas as informações desnecessárias – como espaços extras, recuos, quebra de linha, etc – presentes nestes arquivos e que contribuem para torná-los maiores, influenciando diretamente no loadtime das suas páginas do site. Quanto maior e mais peso tiver um arquivo CSS, ou Javascript sendo transferido durante uma requisição, maior será o tempo de carregamento das páginas do seu site. É essencial que você tome o cuidado de reduzir o peso desses arquivos.

 

Como minificar arquivos CSS e JS?

A redução (minificação) destes arquivos pode ser feita facilmente por meio de ferramentas de terceiros como o CSS Minifier (https://cssminifier.com/), ou o  CSS Compressor (http://csscompressor.com/), para reduzir arquivos CSS. O JavaScript Compressor (http://javascript-compressor.com/), ou o JavaScript Minifier (https://javascript-minifier.com/) permitem reduzir o tamanho de arquivos Javascript.

 

Como minificar CSS e JS no WordPress usando plugins?

Ainda que uma parte das ferramentas citadas acima possam permitir algum nível de automação, seria necessário algum conhecimento em programação para poder criar os scripts necessários. De outra forma o trabalho torna-se completamente manual. Sorte que os usuários de WordPress podem contar com plugins especialmente desenvolvidos para este tipo de tarefa, como o WP Super Minify (https://wordpress.org/plugins/wp-super-minify/), que permite não apenas minificar, mas também combinar os arquivos CSS e JS do seu tema.

 

Medindo os resultados

Lembre sempre de fazer uma análise do seu site antes e depois de minificar os seus arquivos, já que é sempre interessante poder medir impacto causado pelas modificações. Utilize ferramentas de análise como o GT Metrix (https://gtmetrix.com/), ou Google Page Speed Ingishts (https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *