O que são indicadores de desempenho em marketing digital

O que são indicadores de desempenho
por

O marketing tradicional, ou offline, como alguns preferem chamar, sempre esteve às voltas com as dificuldades de mensurar seus resultados. É muito difícil saber exatamente que impacto causa nas vendas uma campanha na TV, no rádio, jornal, outdoor ou qualquer outra que não se utilize da conexão pela web.

Os profissionais da área costumam se basear em comparações de vendas por períodos com e sem utilização de propaganda, o que dá apenas uma indicação dos resultados. Além disso, quando duas ou mais mídias são utilizadas simultaneamente, fica impossível determinar qual delas está performando melhor.

Neste aspecto, o marketing digital apresenta um diferencial importantíssimo para as marcas e também para os profissionais que desejam apresentar resultados de suas estratégias. No ambiente online, quase todas as ações podem ser perfeitamente mensuradas, oferecendo a possibilidade de se identificar com precisão e relativa facilidade que mídias estão funcionando melhor para cada tipo de negócio ou produto. Quer saber como fazer isto? Confira a seguir!

O que são indicadores de desempenho e como avaliar?

Você não quer manter investimentos em canais que trazem pouco retorno, certo? Então aproveite o potencial do marketing digital de mensurar cada uma das mídias utilizadas. Antes de iniciar qualquer campanha, instale e entenda como utilizar um serviço de Web Analytics. O mais popular deles é o Google Analytics, que traz diversos relatórios, é bem completo e gratuito.

A partir daí, você definirá métricas específicas para cada uma das mídias utilizadas e então poderá entender quais funcionam melhor, aperfeiçoando as que demandarem melhorias e até excluindo aquelas que não apresentam potencial para o seu negócio.

Métricas

As métricas são parâmetros pré-determinados com o objetivo de mensurar a performance de um site, e-commerce ou campanhas de mídia online. Cada tipo de negócio, campanha ou ação digital utiliza-se de métricas específicas mais adequadas ao contexto. É muito importante escolher as métricas adequadas para cada uma delas, tendo em mente aquelas que apontam resultados reais para o seu negócio.

Número de pageviews, de seguidores no Twitter e de fãs no Facebook, por exemplo, podem servir como indicativos da eficiência de suas ações de marketing, mas não fornecem informações objetivas sobre o retorno que estão gerado sobre os seus investimentos.

Tenha em mente o ROI – Return Over Investment. Em português, Retorno sobre o Investimento. Muitas das ações online permitem determinar o ROI com relativa facilidade. Na prática, as demais métricas, na maioria das vezes, servem para melhorar a performance em busca de um maior ROI.

A seguir, algumas métricas às quais você deve estar sempre atento:

B2B

  • Quantidade de visitas;
  • Leads gerados;
  • Taxa de conversão de visitantes em leads (encontrada através das duas anteriores).

E-commerce

  • Quantidade de visitas;
  • Taxa de conversão;
  • Número de transações;
  • Ticket médio;
  • Páginas de abandono (páginas com alto índice de abandono indicam problemas de usabilidade).

E-mail marketing

  • Taxa de abertura;
  • Taxa de cliques (CTR – click-trough rate);
  • Taxa de conversão;
  • Taxa de opt-out.

Mídia paga (CPC)

  • Taxa de conversão;
  • Número de transações;
  • ROI;
  • Custo por aquisição (lead ou venda).

Estes são alguns exemplos de mídias e tipos de negócios a avaliar, bem como de métricas específicas para cada uma. Você também pode querer mensurar seus canais em mídias sociais, seu blog, campanhas específicas para dispositivos móveis, entre outras.

Para cada situação, diferentes métricas são mais adequadas. É preciso avaliar cada uma delas, planejar e definir o que mais atende às necessidades específicas da sua empresa.

Quer saber mais sobre como mensurar seus resultados com marketing digital? Não desperdice seu tempo e seu dinheiro com investimentos equivocados. Fale hoje mesmo com a Juice!  

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *