O ABC do marketing de relacionamento
por juicecom
Você utiliza redes sociais ou Email Marketing? Saiba a vantagem de cada canal e por que as mídias sociais não substituem o email !
Muita gente chegou a dizer que o Email Marketing estava próximo do fim com o crescimento das Redes Sociais. Apesar de todo o barulho, não é o que o tempo vem provando.
É ótimo ter muitos seguidores no Twitter, Instagram, fãs no Facebook e assinantes no blog, mas, nas mesmas proporções, é muito mais valiosa uma boa base de assinantes via Email (desde que criada corretamente). Esse é um ativo que deve ser nutrido com o tempo e explorado com cuidado, mas os resultados valem qualquer esforço.
Entregar conteúdo relevante ou campanha promocional por email funciona muito bem como ferramenta de vendas para novos clientes, mas funciona melhor ainda para reter um cliente atual.
Quais os passos iniciais para fazer relacionamento por e-mail ou sms?
1 – Escolha uma solução para cadastro e envio dos e-mails
Eu já usei diversas plataformas, mas a E-Goi foi a que me pareceu mais acessível, pois está em português, oferece suporte, emite NF no Brasil, tem ótimo custo x benefício e é a única que permite envio de e-mail e sms.
Acredite, é possível contratar um sistema que permite enviar e-mails ilimitadas para um cadastro de até 2.500 contatos, pagando menos de R$ 50,00/mensais, desde que contrate o plano bi-anual. No plano mensal você paga R$ 62,50 e pode cancelar a qualquer momento. Confira qual plano se adapta melhor a sua necessidade.
Com este sistema você pode criar seu banco de dados de contatos, segmentar e enviar suas mensagens por e-mail e até para o celular via SMS. Note que o SMS é cobrado a parte, mais pode ser uma boa alternativa, afinal quem não está com o celular por perto?
2 – Cadastre os seus clientes e visitantes
Ter dados como data de nascimento, telefone, endereço e e-mail vai ajudar você a manter uma comunicação personalizada com seu cliente ou visitante da loja/site, seja parabenizando pelo seu aniversário ou oferecendo promoções.
Não deixe de incluir algum tipo de classificação para o cliente/prospect cadastrado. Classifique pelo tipo de serviço ou produto que ele costuma usar ou pesquisar, pois de nada adianta oferecer promoção de acessório para um Audi, se o seu cliente comprou ou se interessa por um BMW na sua loja.
3 – Use e-mails marketing corretamente
Depois de você ter feito o cadastro de seus hóspedes, é hora do próximo passo: manter o relacionamento por e-mail.
Planeje um calendário de contatos, mas não seja insistente demais. Ao receber e-mails com conteúdo de qualidade, você aumenta as chances do seu cliente de lembrar do seu negócio.
Promoções são bem-vindas, parabenize e ofereça alguma vantagem no aniversário do cliente, relembre a data da próxima consulta ou da próxima revisão do veículo. Cada tipo de negócio tem suas diferenças e oportunidades.
Vamos iniciar? Escolha o seu plano
Qual seu tipo de negócio? Confira as possibilidades para cada um:
Recommended Posts

5 atitudes que todo empreendedor deve ter ao começar um negócio
11 de outubro de 2018
Tem um tablet? Transforme-o num formulário de cadastro para eventos ou ponto de venda!
18 de abril de 2018
Marketing Multicanal: O que quero, quando quero e onde quero!
18 de abril de 2018