Por que usar monitoramento de redes sociais?

monitoramento de redes sociais
por

Você precisa fazer monitoramento de redes sociais se…

Você gerencia a comunicação da marca da sua empresa ou do seu cliente, pode demonstrar o retorno sobre investimento (ROI) em mídia social aos gestores. Você é proprietário de um pequeno ou médio negócio e gerencia todas as atividades de mídias socais sozinho, você precisa mensurar o valor de sua própria marca, bem como a de seus competidores e medir seu progresso regularmente. Quando você gerencia suas contas nas mídias sociais sozinho, é muito fácil se distrair em meio às atividades do seu negócio e tratar as redes como uma atividade “extra”, algo a ser feito depois que você já cuidou de todo o resto que “realmente” faça parte do negócio. É exatamente por isso que medir o valor da sua marca regularmente lhe ajuda a focar nas mídias quando sinais negativos aparecem.

Por que você precisa monitorar sua reputação online?

Talvez você pense que sua marca  é social por estar nas redes, mas você está ouvindo o que seus consumidores estão dizendo online? Você pode criar e compartilhar todo o conteúdo que quiser, mas se não monitorar a atividade nas mídias sociais e o engajamento com sua marca na internet, você não conseguirá entender e aproveitar seu impacto. Na era das mídas sociais, reputação é a chave para a confiança do consumidor em sua marca – e a maioria das pessoas busca recomendações  de seus amigos online. Sem o gerenciamento eficaz e monitoramento, você não consegue controlar sua reputação online, pois ela depende do que as pessoas dizem sobre você – e não depende mais só do que você diz sobre si mesmo. Se você não participa da conversa – ou ao menos a escuta – a identidade de sua marca será completamente moldada por percepções que você não conhece. Isso significa que não basta gerenciar suas contas nas redes sociais, é preciso monitorar de forma mais abrangente.

Quais são os benefícios de se usar ferramentas de monitoramento?

Como você conseguiria ouvir tudo o que está sendo dito sobre sua marca online? Você poderia passar um dia inteiro nas mídias sociais pesquisando e não conseguiria encontrar tudo. Mesmo se você conseguisse coletar todos os dados necessários, como você analisaria e usaria a informação de modo eficiente? Ferramentas de mídias sociais podem facilitar muito sua vida filtrando a informação relevante e usando métricas para dar uma visão objetiva sobre o posicionamento da sua marca. Algumas ferramentas tornam fácil o gerenciamento oferecendo um jeito fácil de medir o impacto da sua marca. Você recebe uma nota de 0-10 que indica o nível de atividade em torno da sua marca, em determinada semana, usando os 36 sites de mídias sociais mais populares.  Sua nota é dividida nas diferentes plataformas para que você consiga ver em qual rede sua marca é mais ativa. Outras possibilitam monitorar menções a sua marca em diversos sites de forma rápida e eficiente.

Como você ganha Inteligência Competitiva e benefícios online?

Não é apenas a sua marca que você precisa monitorar. As métricas das mídias sociais não significam nada se não tiver com o que compará-las. Se ja é difícil monitorar sua própria marca, imagina comparar sua marca com outras do mesmo segmento e tamanho bem como marcas bem estabelecidas. Dessa forma você tem uma medida realista de sua influência e possa definir objetivos alinhados com sua estratégia de crescimento. Por exemplo, um pequeno escritório jurídico pode se comparar com uma grande marca como a Google, um concorrente local e uma empresa internacional do mesmo segmento e decidir quais metas atingir em diferentes mídias sociais. Um nota zero pode ser aceitável no Facebook, mas não no Linkedin. A empresa pode achar que o YouTube é relevante para o desenvolvimento do seu negócio e então perceber que seus concorrentes estão utilizando a rede com sucesso para aumentar sua influência.

Como usar dados de ferramentas de monitoramento de mídias sociais para avaliar sua marca?

Métricas simples produzidas por ferramentas de monitoramento de mídias sociais podem não ser infalíveis mas elas oferecem números concretos que permitem a comparar e avaliar não apenas mídias sociais mas o marketing da marca de maneira geral. Seguindo uma fórmula usada pela ferramenta escolhida, você poderá começar a identificar padrões e tendências que permitirão tomar melhores decisões sobre a estratégia da sua marca. Você poderá definir objetivos, medir melhorias e identificar as fraquezas e forças da sua marca.

3 razões para testar o serviço de monitoramento Juice agora

As redes sociais são maiores que você pensa

Facebook, YouTube e Twitter combinados representam menos que 20% da atividade nas internet social. Ter mais curtidas, visualizações e seguidores não significa que sua marca tem o maior impacto. E o acesso ao restante das redes sociais?

Monitoramento automatizado

Você poderia investir uma hora ou duas vasculhando a internet para chegar aos mesmos resultados. Porém, você não prefere usar seu tempo naquilo que você faz melhor – engajando seus consumidores?

Foco

Programas de monitoramento de mídias sociais costumam ser complexos. Geralmente oferecem centenas de recursos que demandam dias de investimento em configurações e treinamento. Não é melhor ter uma empresa e ferramentas adequadas simplificando esta tarefa? Somos focados em oferecer a você a informação necessária com a maior rapidez e simplicidade possível. Comece a usar nosso serviço de monitoramento hoje para que você possa focar no que é mais importante para seu negócio. Nosso contratos de suporte mensal são abrangentes e você pode usá-lo para fazer monitoramento de redes sociais também. Comece a medir a presença da sua marca nas mídias sociais agora – e faça da comunicação de marca prioridade na sua organização.

 


 

Nosso e-book Facebook Analytics ensina você a usar esses dados com eficiência

Usar essa ferramenta é uma ótima forma de conhecer a fundo seu público e direcionar seu conteúdo de forma mais acertada.  Para ajudar você a entender de forma simples e prática seu funcionamento e extrair o melhor dela, preparamos um e-book especial sobre o tema. Você pode baixá-lo gratuitamente, basta clicar na imagem abaixo:

Clique na imagem para baixar o e-book Facebook Analytics

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *