As estratégias de marketing de sua empresa precisam ser reavaliadas?

Estratégias de marketing com resultado
por

Todo e qualquer investimento realizado tem um único propósito: gerar retorno. Este, por sua vez, pode variar conforme objetivos estratégicos definidos em cada ação e respectiva verba disponibilizada para sua execução. Porém, em alguns momentos, surge a dúvida se, de fato, o dinheiro dispendido está sendo bem aplicado e trazendo resultados efetivos para o negócio. Mas… Você sabe quando é a hora de reavaliar os investimentos das estratégias de marketing em sua empresa? Confira algumas dicas para identificar o momento ideal de rever suas estratégias de marketing, ações e investimentos!

Determine objetivos, metas e indicadores de resultados de suas estratégias de marketing

A primeira dica para identificar o momento adequado de reavaliar seus investimentos em marketing digital é definindo quais são os objetivos de cada ação definida, as metas a serem alcançadas e como os resultados serão acompanhados, ou seja, estabelecendo indicadores de desempenho. Isso porque, em alguns casos, é possível que você obtenha retorno, mesmo que não os almejados, o que pode interferir diretamente em sua análise das estratégias de marketing

Seja realista em relação aos investimentos realizados, bem como aos objetivos e metas definidas. Apenas será possível reavaliar e otimizar a verba se os indicadores forem acompanhados.

Calcule o ROI das ações investidas

É necessário calcular o retorno sobre os investimentos realizados em cada uma das ações desenvolvidas: e-mail marketing, redes sociais, geração de leads, aquisição de clientes, dentre outros. Contudo, este cálculo deve ser realizado de forma isolada, permitindo que sejam identificados os canais que geram mais resultados, bem como aqueles dispensáveis para a estratégia. Dessa forma será possível não apenas otimizar os investimentos, mas também cada uma das ações com base no retorno obtido.

Controle o seu CAC

O Custo de Aquisição por Cliente é uma métrica de extrema relevância para o marketing de qualquer empresa. Ele determina o investimento necessário desde a geração de um lead até a conversão dele em cliente, ou seja, quando uma compra é efetivada. Este valor demonstrará à sua empresa não apenas quanto é preciso investir para aumentar as vendas, mas o que é preciso fazer para que este cliente pague o investimento realizado.

Ao acompanhar esta métrica você constantemente, é possível avaliar se suas ações têm surtido efeito. A tendência é que o CAC caia com o passar do tempo. Afinal, toda ação objetiva a divulgação de uma marca, o que contribui para o reconhecimento dela. Com o passar do tempo, a ideia é que mais pessoas a conheçam e indiquem, impactando diretamente na redução deste custo. Caso o efeito seja inverso, esteja alerta: é hora de reavaliar os investimentos em marketing digital de sua empresa.

São três medidas simples, porém, que exigem um acompanhamento contínuo. Por isso, é de extrema importância contar com o apoio de profissionais especializados, que consigam identificar oportunidades e falhas nos processos ao analisar relatórios gerenciais de marketing. Caso você não tenha conhecimento ou tempo de acompanhar estas métricas, é bem provável que esteja desperdiçando dinheiro, em vez de investi-lo. Nesse sentido, a terceirização de uma agência especializada é bastante indicada, já que todo o seu trabalho será o de contratar um fornecedor qualificado, orientar, aprovar e, claro, cobrar os resultados!

E você, já realiza estes acompanhamentos em sua empresa para identificar quando é hora de reavaliar os investimentos em Marketing Digital? Compartilhe suas experiências conosco!

 


Nosso e-book Web Analytics na prática ensina você a identificar as oportunidades que você precisa

Usar essa ferramenta é uma ótima forma de conhecer a fundo seu público e direcionar seu conteúdo de forma mais acertada. Para ajudar você a entender de forma simples e prática seu funcionamento e extrair o melhor dela, preparamos um e-book especial sobre o tema. Você pode baixá-lo gratuitamente, basta clicar na imagem abaixo:

Clique na imagem para baixar o e-book


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *