O que é Inbound Marketing e como ele pode ajudar seu negócio

O que é Inbound Marketing?
por

O Marketing Digital é cheio de técnicas e práticas com nomes bonitos, pomposos e que pouca gente realmente sabe pra que servem – e que realmente se traduzem em resultados práticos para os negócios. Um desses termos é o Inbound Marketing, que consiste em fomentar o relacionamento entre a marca e o seu público, através de conteúdo e da relação de autoridade diante de algum assunto. Muitos, por outro lado, desdenham desses nomes complexos e duvidam que tudo isso possa se reverter naquilo que interessa: dinheiro. Saiba então como o Inbound Marketing pode aumentar as vendas e alavancar negócios online de forma eficiente e duradoura.

Inbound Marketing: convertendo usuários em evangelistas de uma marca

A primeira coisa que pode soar estranho a respeito do Inbound Marketing é a ideia de que oferecer algo para o seu público-alvo – sem pedir quase nada em troca – pode fazê-los comprar seus produtos e serviços. Mas aí é que está o “pulo do gato”, pois o Inbound Marketing não parece marketing aos olhos do público. Na verdade, o que está em jogo aqui não é a publicidade de algo que está à venda, e sim a autoridade e credibilidade de uma marca.

Quando uma organização se presta a produzir conteúdo e conhecimento para uma comunidade que possui real interesse nisso, ela passa a ser vista como uma referência, uma autoridade naquele assunto. Agora acompanhe o raciocínio: Qual médico você escolheria para o seu tratamento, aquele que só faz atender pacientes ou o outro que, além de atender, dá aulas, publica livros e é um profissional reconhecido pelos seus colegas?

Independente da sua resposta, o médico renomado tem muito mais reputação e cobra muito mais caro em seus atendimentos do que o outro. O Inbound Marketing, portanto, se trata de educar e converter consumidores, que verão na sua marca uma autoridade, com credibilidade suficiente para que ele pague mais e recuse a concorrência a seu favor.

Do lead ao cliente fiel

O consumidor de hoje é muito mais exigente e meticuloso do que já foi um dia. A capacidade de pesquisar rapidamente sobre qualquer assunto potencializou este consumidor e ainda deu a ele conhecimento infinito sobre o seu negócio e o seu produto. Empresas que ignoram este novo perfil do consumidor e tentem ludibriar o público com produtos ruins e atendimento inadequado, sofrem as consequências da pior forma possível.

Quando se captura a atenção de uma pessoa, e em troca das suas informações de contato lhe oferece conhecimento e relacionamento, nasce um lead que possivelmente se torna um cliente, com grandes chances de se tornar fiel àquela marca por muito tempo, satisfeito e tolerante a pequenos erros.

O Inbound Marketing não é realmente uma forma rápida de se aumentar as vendas e conseguir retorno imediato. Mas a sua vantagem é que oferece resultados duradouros e sólidos em médio e longo prazo e transforma possíveis clientes em consumidores perenes e muito mais lucrativos para o seu negócio.

Para conhecer ainda mais sobre o Inbound Marketing e como ele pode alavancar as suas vendas, continue acompanhando o nosso blog. Compartilhe este post e colabore com a discussão!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *