Implementar o Cache de páginas

Implementar o Cache de páginas
por

No momento em que o seu site WordPress é acessado, uma boa quantidade de processamento passa a ser demandada, ao passo em que diversas funções PHP entrarão em execução,  as quais, entre outras tarefas, incluem códigos para acessar o banco de dados e decidir de que modo apresentar as informações para os usuários que estão requisitando-as naquele momento. Quanto mais informações estiverem sendo requisitadas em determinado instante, maior será a carga e consumo de recursos no seu servidor. Isto se torna mais crítico conforme seu site vai crescendo, e ganhando mais acessos. Manter um bom nível de performance se torna, então, crucial.

Como resolver o problema da performance de carregamento das páginas?

Umas das maneiras mais eficazes de aumentar a performance de carregamento de conteúdo em seu WordPress é por meio do recurso de cache de conteúdo dinâmico. Ao fazer cache de suas páginas, você estará diminuindo a carga no servidor, evitando que ele precise buscar sempre o mesmo conteúdo no banco de dados, antes de enviar as informações para o navegador do usuário. Uma vez que o cache exista, o conteúdo das suas páginas será servido estaticamente, aumentando a velocidade de carregamento de maneira significativa.

Como implementar?

A melhor maneira de habilitar este tipo de recurso em sites WordPress é por meio de plugins dedicados à tarefa. Os mais utilizados são o WP Super Cache e o W3 Total Cache. O W3 costuma ser meio problemático, às vezes, e já tivemos experiências ruins com ele, por isso recomendamos que use o WP Super Cache. A interface de cada um dos plugins é auto explicativa, de modo que você não terá dificuldades em ativar os recursos de cada um, especialmente quando se tratar do Super Cache, que é mais simples. Tenha em mente que determinadas opções de configuração presentes nos plugins podem exigir recursos especiais habilitados no seu servidor, como é o caso das opções de cache em memória – memcache, por exemplo. Portanto, fique atento às opções de configuração que você irá habilitar.

 

Como conferir os resultados?

Ao implementar este tipo de recurso no seu site, você precisará medir os resultados, saber o quanto ganhou em performance. Para isto, você pode utilizar ferramentas como o GT Metrix, ou Pingdom , bastante úteis para fazer análise de performance em websites.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *