Saiba por que a gestão de social media é tão importante para a imagem de sua empresa

Como se estruturar para aumentar resultados com marketing digital
por

Entre os profissionais de marketing já é um senso comum: a gestão de social media é algo indispensável para o gerenciamento da marca de uma empresa e decisivo para a formação da sua imagem no mercado.

Estas são preocupações que os empresários e executivos sempre tiveram e até pouco tempo podiam ser tratadas dentro de uma zona de conforto. Porém, após a chegada e a popularização das mídias sociais, uma nova realidade surgiu e fez com que todos precisassem rever seus conceitos no que tange à gestão de marcas. O ambiente digital demanda táticas bem diferentes daquelas às quais estávamos acostumados antes do surgimento da Web 2.0. Vamos ver um pouco mais sobre isso?

Web 2.0: a voz da coletividade

Quando a internet surgiu, pouca coisa mudou para as marcas no que se refere à gestão de imagem no mercado.

Nos primórdios da rede, o conteúdo era quase totalmente gerado pelos mesmos grupos de mídia que dominavam o segmento offline. Neste cenário, as táticas não se alteraram. As assessorias de imprensa continuaram trabalhando da mesma forma, e poucas situações saíam do controle.

Mas aí surgiu a Web 2.0 e este cenário foi subvertido.

Web 2.0 não trata de algum tipo de tecnologia específica, mas sim de uma nova ordem na internet. Esta nova ordem é caracterizada principalmente pelo UGC — User Generated Content. Em bom português, conteúdo gerado pelo usuário.

Seguindo o UGC, veio o crowdsourcing. A partir daí, todos os principais sites da rede não mais investiam recursos na geração de conteúdo: os próprios usuários passaram a se encarregar disso. É assim que funcionam, entre outros tipos de sites, as redes sociais.

Nas redes sociais as marcas estão “na boca do povo”

As redes sociais se tornaram espaços de relacionamento com um alcance que até pouco tempo seria inimaginável. Elas são a principal atividade das pessoas online em todo o mundo e isto não é difícil de se comprovar: basta observar as pessoas ao redor lendo, postando, compartilhando e interagindo através de seus smartphones.

Mas em que isso importa para as marcas? Em muita coisa. As marcas já não têm a prerrogativa de escolher estar ou não presentes nas mídias sociais. Elas optam por administrar ou não sua presença, pois, independentemente de suas escolhas, o público se encarrega de fazê-las presentes, falando sobre elas.

A má notícia é que manifestações espontâneas do público são muitas vezes negativas.

Entre na conversa

Neste cenário, é preciso ficar claro: é essencial administrar a presença da sua marca nas mídias sociais para fazer com que elas sirvam como uma ferramenta de melhoria da sua imagem no mercado.

As pessoas estão o tempo inteiro dialogando nas mídias sociais. Muitas dessas conversas podem ter a sua marca como tema. O que você precisa fazer?

Monitoramento

O monitoramento de mídias sociais tem como principal objetivo fornecer um diagnóstico da imagem da empresa na rede através de menções dos usuários. Isto é essencial, também, para detectar eventuais crises online em estágio inicial, quando é muito mais fácil contorná-las.

Relacionamento

Como já foi dito, as pessoas usam as redes sociais como um espaço de diálogo, de relacionamento. Esta é a situação perfeita para o branding, desde que você adote a abordagem correta.

Sua imagem será fortalecida à medida que você tiver uma presença consistente, com uma postura positiva e conteúdo relevante. E, claro, os usuários que buscarem o diálogo devem ser respondidos com a máxima brevidade, ética e transparência.

Estes são alguns passos básicos para a gestão de social media. Outro ponto muito importante é não se arriscar online, entregando a administração de seus perfis a amadores. Você deve ter profissionais qualificados para esse trabalho na sua empresa, ou então procurar parceiros especializados no assunto. Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

 


 

Nosso e-book de Marketing no facebook ensina você a usar esses dados com eficiência

Usar essa ferramenta é uma ótima forma de conhecer a fundo seu público e direcionar seu conteúdo de forma mais acertada.  Para ajudar você a entender de forma simples e prática seu funcionamento e extrair o melhor dela, preparamos um e-book especial sobre o tema. Você pode baixá-lo gratuitamente, basta clicar na imagem abaixo:

Clique na imagem para baixar o e-book Facebook Analytics


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *