Conteúdo multiplataforma deve fazer parte da sua estratégia de Inbound Marketing

Conteúdo multiplataforma
por

A modernidade trouxe novos hábitos, que impactam na forma com que nos relacionamentos e consumimos produtos e serviços. Vivemos a era da informação, onde a cada segundo são feitas descobertas e são criados novos produtos. Conseguir manter-se atento a tantas novidades não é tarefa fácil, não é mesmo?

Agora, imagine quão desafiador é para uma empresa criar mensagens que se sobressaiam entre tantas outras para atrair a atenção do consumidor! E para conseguir driblar estas dificuldades é necessário adaptar os conteúdos para as diferentes plataformas que utilizamos diariamente. Quer saber como fazer isso? Então confira nosso post!

Conteúdo multiplataforma: visão geral

Atualmente, consumimos informação e entretenimento por meio de multiplataformas. Foi-se o tempo em que a TV e o Rádio eram os únicos meios para isso. A nossa relação com os canais de comunicação é complementar. Antes, para fazer cinema bastava rodar um filme e exibi-lo nas salas criadas para esta atividade. Hoje, é necessário criar um hotsite, fazer um trailer específico para o canal YouTube, outro para os locais de exibição, criar uma conta no Twitter e uma fanpage no Facebook, por exemplo.

Percebe como as ações não são mais isoladas? É disso que falamos quando pensamos em multiplataformas. Mas, por mais que o produto seja o mesmo, a linguagem para cada uma delas deve ser específica. Portanto, fique atento!

Entenda a importância de se criar conteúdo exclusivo para cada plataforma

Para cada plataforma utilizada, é necessário a criação de narrativas que possam ser desdobradas em diversos meios de comunicação. Para isso, o conteúdo precisa ser atrativo e interessante ao público que você deseja alcançar. Mas é importante entender que cada veículo oferece um resultado e necessita de um trabalho específico. A convergência de toda a produção é o somatório do produto final, que é construído parte a parte por meio de cada veículo. O interessante é que a história pode – e deve – ser entendida isoladamente, mas é preciso haver uma conexão e complementação por meio de cada ação. Isso instigará ainda mais o consumidor e fará com que seu conteúdo sobressaia aos olhos dele.

Desdobramentos de cada conteúdo

Outro benefício que você encontra com a multiplicidade de plataformas e conteúdos utilizados, é a possibilidade de interação com os consumidores e a capacidade de viralização dos conteúdos. Isso permitirá um ganho enorme em audiência, pois indicações e comentários podem ser feitos por pessoas comuns.

Há também uma ótima estratégia para manter o interesse do consumidor e fazer com que ele acompanhe os conteúdos: disponibilize as mensagens aos poucos, de acordo com o desenrolar das narrativas e não se esqueça de que as mídias tradicionais também precisam ser trabalhadas para que a grande massa também tenha acesso à informação – se o objetivo do produto trabalhado tiver este alcance.

Contrate uma empresa especializada

Agora que você já sabe a importância de criar conteúdo diferente para as multiplataformas e não vê a hora de aplicar esta estratégia em seu negócio, contrate uma empresa especializada para fazer o serviço. O desenvolvimento deste trabalho não é tarefa simples e precisa ser feito por profissionais qualificados, pois, para se garantir ótimos resultados, é necessário ter conhecimentos sobre entretenimento, internet, propaganda, tecnologia e afins. Faça este investimento – você não irá se arrepender!

E então, entendeu tudo sobre os conteúdos para multiplataformas? Tem algum comentário ou dúvida? Escreva pra gente!

Nosso e-book Web Analytics na prática ensina você a identificar as oportunidades que você precisa

Usar essa ferramenta é uma ótima forma de conhecer a fundo seu público e direcionar seu conteúdo de forma mais acertada. Para ajudar você a entender de forma simples e prática seu funcionamento e extrair o melhor dela, preparamos um e-book especial sobre o tema. Você pode baixá-lo gratuitamente, basta clicar na imagem abaixo:

Clique na imagem para baixar o e-book


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *