Como se estruturar para aumentar resultados com marketing digital

Como se estruturar para aumentar resultados com marketing digital
por

O marketing digital é praticamente indispensável para todas as empresas que buscam aumentar sua receita e expandir suas fatias de mercado. Com exceção de alguns nichos muito específicos, é muito improvável que estratégias que não explorem o ambiente digital de alguma forma satisfaçam as necessidade das companhias e de seus sócios ou investidores. Mas para muitos isso é praticamente uma novidade, principalmente se tratando de negócios que contavam tradicionalmente apenas com o suporte de alguma mídia impressa e mais nada.

Por isso, vamos dar dicas de como se estruturar para aumentar seus resultados com marketing digital e obter o máximo que as oportunidades online podem oferecer para sua empresa. Confira!

Defina metas e objetivos

Quando uma empresa decide investir em marketing digital, não deve fazê-lo apenas porque todos também o fazem. É necessário ter em mente o que se espera alcançar fazendo este investimento, e qual é o sentido das ações que serão realizadas para conseguir aquilo que se deseja.

De acordo com a importância do marketing digital para suas atividades, defina o orçamento a ser destinado e fique de olho no ROI (retorno sobre o investimento) para justificar o investimento e demonstrar resultados posteriormente.

Analise os canais

O sucesso de muitos negócios online está na escolha do canal onde acontecerá a sua captação e conversão de cliente. Muitas vezes, ao invés de investir em um site, uma abordagem estratégica nas redes sociais pode ser muito mais efetiva e rentável para determinados nichos de atuação.

Para isso, é necessário conhecer muito bem o seu público-alvo e aprender a detectar oportunidades diante do comportamento deste público.

As áreas de games e de comércio eletrônico com foco em dispositivos móveis está em forte crescimento e também representam excelentes oportunidades de investimento em marketing digital. Explorar e entender canais alternativos e qualificados pode significar o sucesso de uma estratégia de nicho para o comércio online e outras áreas de atividade.

Considere médio e longo prazo

Um erro muito comum das empresas que iniciam atividades de marketing digital, ou mesmo daquelas que estão reposicionando sua atuação online, é o de esperar resultados muito rápidos. Apesar do caráter instantâneo e efêmero das relações na internet, os resultados palpáveis geralmente só são atingidos depois de certo tempo de trabalho, com muitos testes, planejamento e insistência.

Outro aspecto importante é a verba disponível para ações digitais. Quanto mais dinheiro — e tempo — disponível para se testar e ajustar estratégias, mais rápido os resultados começam a aparecer. Mas não se engane: verba sozinha não significa sucesso. A proporção também é verdadeira quanto ao dinheiro e à responsabilidade de se alcançar as metas propostas.

Pense digital

Não adianta nada tomar a decisão de investir em marketing digital e, ao mesmo tempo, continuar pensando com a lógica da antiga visão de marketing, cujo único suporte era a mídia impressa, rádio e televisão.

Nesta época passada, medir resultados e acompanhar o desempenho de campanhas era uma tarefa hercúlea até para as maiores empresas de mídia, e mesmo assim era impossível ter números exatos a respeito do retorno sobre cada iniciativa de investimento em marketing e publicidade. A boa notícia? No digital, praticamente tudo é possível.

Continue acompanhando nosso blog e compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Se ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *